Siga no Facebook
Siga no Instagram

PSTU oficializa Vera Lúcia como candidata à Presidência da República

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou hoje (31), em convenção nacional, na capital paulista, o nome da operária sapateira Vera...

Por 01 Correio da Chapada em 01/08/2022 às 09:50:55

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou hoje (31), em conven√ß√£o nacional, na capital paulista, o nome da oper√°ria sapateira Vera L√ļcia como candidata à Presid√™ncia da Rep√ļblica nas elei√ß√Ķes de outubro. O partido também referendou o nome da ind√≠gena Kun√£ Ypor√£ (Raquel Tremembé), da etnia Tremembé, do Maranh√£o, como candidata a vice-presidente.

Durante seu discurso Vera L√ļcia defendeu a estatiza√ß√£o das 110 maiores empresas do pa√≠s, os bancos e a agroind√ļstria, além da revoga√ß√£o das reformas e leis que retiraram direitos dos trabalhadores. Segundo ela, a chapa composta por ela e Raquel Tremembé, é uma chapa ind√≠gena, negra e oper√°ria, que responde aos setores mais oprimidos da classe trabalhadora brasileira.

"Nós somos a maioria dos desempregados e precisamos construir um governo e, ao mesmo tempo, organizar a classe trabalhadora para controlar esse governo. Nós queremos governar o pa√≠s com a classe trabalhadora e os ind√≠genas, porque precisamos devolver suas terras, assim como precisamos devolver as terras dos quilombolas e os direitos que foram conquistados por nós", afirmou.

Perfil

Kun√£ Ypor√£ (Raquel Tremembé) tem 39 anos de idade, é ind√≠gena da etnia Tremembé, do estado do Maranh√£o, e é pedagoga. É integrante da Associa√ß√£o de Mulheres Ind√≠genas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas. Kun√£ Ypor√£ (Raquel Tremembé) é parte atuante das mobiliza√ß√Ķes dos povos ind√≠genas na oposi√ß√£o ao governo atual.

Vera L√ļcia, tem 54 anos e é natural de Inaj√°, Pernambuco. Oper√°ria sapateira, é formada em ci√™ncias sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Iniciou sua milit√Ęncia ao come√ßar a trabalhar em uma f√°brica de cal√ßados, aos 19 anos. Est√° no PSTU desde a sua funda√ß√£o, em 1994.

Vera j√° foi candidata ao governo de Sergipe, à prefeitura de Aracaju e à C√Ęmara dos Deputados. Em 2018, foi candidata à presid√™ncia da Rep√ļblica e teve como vice o professor Hertz Dias, do Maranh√£o.

Em 2020, Vera foi a primeira mulher negra a disputar a prefeitura de S√£o Paulo (SP), cidade onde mora atualmente.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Anuncie Aqui 728 - 1

Coment√°rios

Anuncie Aqui 728 - 2