O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, relatou que o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) disse estar estupefato com as notícias a respeito da tentativa de golpe planejado e, 2022 para impedir a posse dele na PresidĂȘncia da República, que incluía um plano de envenenamento do petista.
"Eu conversei com o presidente Lula hoje de manhã, a propósito de vĂĄrios assuntos, inclusive do G20. Ele me ligou do Rio de Janeiro, conversamos sobre esse assunto e ele estava absolutamente surpreso, estupefato com a dimensão deste golpe. Claro, não podia imaginar, inclusive, que ele poderia ser vítima fatal da ação desses agentes criminosos", disse o ministro.
Lewandowski disse ter conversado com Lula nesta terça-feira (19) por telefone. O presidente estĂĄ no Rio de Janeiro para a cúpula de chefes de Estado do G20. Havia uma expectativa de que ele faria uma coletiva de imprensa no encerramento do encontro, mas cancelou a fala aos jornalistas.
A Polícia Federal cumpriu mandados nesta terça contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado em 2022 para tentar impedir a posse de Lula.
Foram presos quatro militares e um policial federal. Segundo as investigações, eles conversavam em 2022 em um aplicativo de mensagens sobre um plano para matar Lula, o vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou a operação nesta terça.
Fonte: Ana Pompeu, Folhapress