Menos da metade dos deputados federais da Bahia declarou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a jornada semanal de trabalho, acabando com a escala 6x1 — atualmente, um formato que permite seis dias de trabalho seguidos e apenas um de descanso. Até a tarde desta quarta-feira (13), dos 39 parlamentares baianos eleitos, apenas 17 assinaram a lista para início da tramitação da proposta, que ao todo já conta com 193 assinaturas.
A PEC, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), propõe reduzir a carga horária semanal máxima de 44 para 36 horas, o que permitiria ao trabalhador, no mínimo, três dias de descanso por semana. A proposta tem como objetivo principal promover uma carga horária mais equilibrada e humanizada, proporcionando mais qualidade de vida para os trabalhadores.
Deputados Baianos a Favor do Debate sobre a Redução da Jornada de Trabalho
Confira abaixo a lista dos deputados baianos que assinaram a favor da PEC para redução da jornada:
· Jorge Solla (PT-BA)
· Lídice da Mata (PSB-BA)
· Waldenor Pereira (PT-BA)
· Alice Portugal (PCdoB-BA)
· Bacelar (PV-BA)
· Valmir Assunção (PT-BA)
· Joseildo Ramos (PT-BA)
· Elisangela Araujo (PT-BA)
· Daniel Almeida (PCdoB-BA)
· Pastor Sargento Isidório (Avante-BA)
· Ivoneide Caetano (PT-BA)
· Josias Gomes (PT-BA)
· Leo Prates (PDT-BA)
· Ricardo Maia (MDB-BA)
· Raimundo Costa (Podemos-BA)
· Charles Fernandes (PSD-BA)
· Paulo Azi (União Brasil-BA)
Os apoiadores da PEC defendem que a redução da jornada e a extinção da escala 6x1 são passos necessários para adaptar as condições de trabalho ao contexto moderno, promovendo um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O debate sobre a jornada de trabalho reduzida está apenas começando, e o apoio de parlamentares baianos ao tema sugere que a discussão será acompanhada de perto pela população e pelos representantes do estado no Congresso Nacional.