21/11/2024 +55 (74) 99906-2722

PolĂ­tica

Julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível tem início no TSE

Por Murillo Maia 22/06/2023 às 09:56:25

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o julgamento de uma ação do Partido DemocrĂĄtico Trabalhista (PDT) que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à PresidĂȘncia da República nas Eleições 2022. Assista ao vivo acima.

A Corte reservou trĂȘs sessões ordinĂĄrias para julgar o caso. "Além da sessão de quinta-feira (22), o Tribunal poderĂĄ prosseguir com o julgamento nas sessões subsequentes de terça e quinta-feira (27 e 29). As sessões dos dias 22 e 29 tĂȘm abertura às 9h; portanto, uma hora antes do habitual", informou o TSE.

No processo, o PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações por conta de uma reunião com embaixadores, no PalĂĄcio da Alvorada, em julho de 2022, na qual ele fez ataques ao sistema eleitoral.

Nessa reunião, transmitida ao vivo pela TV Brasil, Bolsonaro teceu críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e classificou como "lamentĂĄveis" falas dos magistrados. Ele ainda colocou sob dúvidas os resultados das eleições presidenciais de 2018, na qual foi eleito com 55,13% dos votos vĂĄlidos.

Em entrevista exclusiva à CNN ontem (21), Bolsonaro disse que o julgamento é uma "tempestade em copo d"ĂĄgua".

"Eu não sei por que criar uma tempestade num copo d"ĂĄgua, apenas foi conversado com eles como funcionava o sistema eleitoral. Eu não falei a palavra fraude ali, no tocante às futuras eleições. Falei daquele inquérito da Polícia Federal de novembro de 2018 que até hoje não foi concluído ainda. Apenas isso. Qual o problema discutir esse assunto?", questionou Bolsonaro à CNN.

Na mesma entrevista, Bolsonaro defendeu a reunião que fez com embaixadores. "Por que eu convidei os embaixadores e não convoquei? Porque dois meses antes, aproximadamente, o ministro do STF Edson Fachin, que compunha o TSE, reuniu-se também com aproximadamente 65 embaixadores e falou sobre eleições, sobre o sistema eleitoral e mandou uma mensagem muito parecida com o seguinte: "Tão logo o TSE anuncia o resultado das eleições, vocĂȘs façam sugestões junto ao respectivo chefe de Estado para que o reconhecimento do eleito se faça imediatamente"", justifica o ex-presidente.

"Convidei os embaixadores, em torno de 60 apareceram, ou seus representantes, e falei sobre o sistema eleitoral brasileiro, como ele é na prĂĄtica. E teci comentĂĄrios sobre o inquérito de novembro de 2018 que começou e não foi concluído sobre possíveis fraudes nas eleições de 2018. Isso o que aconteceu. Então as possíveis críticas e observações não foram ataques, foram a resposta que eu dei ao ministro Fachin", finaliza.

O presidente tem pedido, ainda, que o TSE utilize o mesmo critério de julgamento da chapa Dilma-Temer. "Durante o julgamento, houve um intenso debate se as novas provas poderiam ser agregadas ao processo inicial movido pelo PSDB, em 2015. A discussão foi que essas novas provas não poderiam ser agregadas ao processo. Logicamente, ficou frĂĄgil a ação e, por 4 x 3, o TSE manteve a chapa Dilma-Temer", afirmou Bolsonaro em visita ao Senado ontem.

À CNN ontem, o ex-presidente disse que "a jurisprudĂȘncia não pode ser aplicada de acordo com a cara da pessoa que estĂĄ sendo julgada: "a esquerda é assim, a direita é assado"".

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios

Queremos Saber!

Você é a favor da diminuição da jornada de trabalho no Brasil, como propõe a PEC da deputada Erika Hilton?